Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente tanzaniano, John Pombe Joseph Magufuli, encontra-se desde quarta-feira em Kigali para uma visita oficial de dois dias ao Rwanda, soube-se de fonte oficial no local.

Durante a sua estada, o Presidente tanzaniano assistirá à comemoração do 22º aniversário do genocídio de 1994 contra os Tutsi (tribo minoritária), de acordo com a fonte.

Acompanhado pela sua esposa e por uma delegação de responsáveis do Governo tanzaniano, Nagufuli vai juntar-se igualmente ao seu homólogo rwandês, Paul Kagamé, durante a abertura oficial da ponte internacional Rusumo que serve igualmente de posto fronteiriço de paragem (sudeste) que liga o Rwanda à Tanzânia.

Esta ponte vai facilitar a circulação no corredor central Dar-es-Salaam (capital tanzaniana) em Kigal. Atualmente, o Corredor Norte liga o porto de Mombasa (Tanzânia) a destinos no Quénia, no Uganda e noutros países.

A visita de Mgafuli segue-se à efetuada por Kagamé em companhia de outros chefes de Estado africanos durante a investidura do Presidente tanzaniano decorrida em novembro de 2015.

Esta primeira visita de Magufuli ao Rwanda, desde a sua eleição, vai estabelecer bases dum desenvolvimento futuro das relações bilaterais, indicou a mesma fonte.

A sua viagem acontece dois meses depois de o ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros, Augustine Mahiga Phillip, ter visitado o Rwanda em finais de fevereiro último, dando assim um novo impulso ao desenvolvimento da parceria global e à normalização das relações diplomáticas entre os dois países.

Recentemente, houve um incidente diplomático discreto entre os dois países, depois de o Presidente tanzaniano cessante, Jakaya Kikwete, ter sugerido, em 2013, ao Governo rwandês empreender negociações com as Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR, rebelião rwandesa, baseadas no leste da Republica Democrática do Congo (RDC).

A cooperação bilateral entre o Rwanda e a Tanzânia concentra-se em domínios estratégicos chaves como os setores económico e comercial, através nomeadamente do desenvolvimento do corredor central que vai de Dar es Salaam a Kigali.

-0- PANA TWA/VAO/AKA/IS/MAR/DD 06abril2016