Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano inicia visita às ilhas Comores

Moroni- Comores (PANA) -- O Presidente tanzaniano, Jikaya Mrisho Kikwete, chegou terça-feira ao início da tarde a Moroni para uma visita oficial de três dias às ilhas Comores.
À frente duma importante delegação integrada por 100 pessoas, Kikwete assistirá à celebração, quarta-feira, em Mutsamudu, do primeiro aniversário da libertação da ilha de Anjouan, a 25 de Março de 2008.
Kikwete manterá encontros com o seu homólogo comoriano Ahmed Sambi, terça-feira à tarde, no Palácio Beit-Salam, antes de se deslocar a uma mobilização popular no Palácio do Povo em Moroni.
Ele visitará a capital comoriana antes de ser recebido durante um jantar pelo Presidente Sambi com quem se deslocará a um concerto de toirab (música tradicional inspirada pelo toirab tanzaniano) às 19 horas GMT.
Kikwete partirá quarta-feira de manhã para a ilha de Anjouan onde procederá, após um desfile militar que marcará o aniversário da libertação da ilha, à abertura oficial duma agência do Exim Bank, um banco tanzaniano instalado em 2008 em Moroni.
O chefe de Estado tanzaniano, que se dirigirá às populações de Anjouan, conjuntamente com Ahmed Sambi quarta-feira à tarde, assistirá a uma cerimónia religiosa em Mutsamudu, departamento da ilha de Anjouan.
Antes de deixar as Comores, quinta-feira, Kikwete efectuará uma visita à ilha de Mohéli antes de regressar a Moroni donde partirá para Dar Es Salam num voo especial.
Durante a sua visita, os dois chefes de Estado assinarão um protocolo de cooperação entre os seus dois países.
A Tanzânia foi um dos primeiros países a assinar acordos de cooperação com as ilhas Comores no dia seguinte à ascensão destas à independência em 1975.
Em Março de 2008, a Tanzânia enviou tropas (500 homens) para livrar a ilha de Anjouan dos rebeldes dirigidos pelo coronel Mohamed Bacar que tomou o controlo desta ilha durante mais de um ano, impedindo a autoridade da República de se exercer na localidade.
As tropas tanzanianas encontravam-se, nessa ocasião, ao lado das do Sudão, apoiadas igualmente pelo Senegal e pela Líbia para os aspectos estratégicos e materiais da Operação "Democracia nas Comores" de Março de 2008.