Presidente tanzaniano exige reabertura de escolas
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O Presidente tanzaniano, John Magufuli, ordenou a reabertura de escolas em todos os níveis, a 29 de junho de 2020, invocando "uma baixa constante" do número de casos de covid-19 no país.
A decisão acontece cerca de duas semanas depois da reabertura das universidades, a 1 de junho de 2020.
Os alunos que deviam fazer o exame para o certificado do ensino secundário avançado (ACSEE) também foram autorizados a retornar à escola, na mesma data, para um programa acelerado antes dos exames finais.
O Presidente autorizou também a retomada das atividades desportivas, incluindo a Primeira Liga da Vodacom (VPL), a 1 de junho de 2020.
"As escolas não precisam mais de continuar fechadas, porque a infecção baixou significativamente, a vida deve continuar", declarou o Presidente terça-feira diante no Parlamento durante a dissolução desta Câmara em prelúdio às eleições de outubro próximo.
No entanto, o Presidente exortou o povo a continuar a observar as diretivas de saúde, em conformidade com as instruções das autoridades.
A Tanzânia fechou as faculdades e escolas e proibiu reuniões públicas inúteis, incluindo eventos desportivos e atividades políticas, logo depois do primeiro caso de covid-19, na cidade turística de Arusha, no norte do país, a 16 de março de 2020.
Segunda-feira, o primeiro-ministro da Tanzânia, Kassim Majaliwa, anunciou ao Parlamento que havia apenas 66 casos de covid-19 em 10 províncias, e que as restantes 16 províncias não tiveram casos ativos.
A Tanzânia deixou de divulgar as atualizações oficiais sobre a doença, a 29 de abril, mas o Governo continuou a insistir que o número de casos baixou fortemente.
Na altura da última atualização, a Tanzânia tinha 509 casos, com 21 mortes e 183 curas.
-0- PANA EBM/AR/AKA/BEH/SOC/MAR/IZ 16junho2020