Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Os restos mortais do finado Presidente tanzaniano, John Pombe Magufuli, foram a enterrar sexta-feira, na sua cidade natal de Chato, na região de Geita.
O ex-Presidente da Tanzânia, que morreu de complicações cardíacas a 17 de março, foi enterrado com todas as honras militares depois da execução de rituais fúnebres.
A Presidente Samia Suluhu Hassan esteve na linha da frente, rodeada de centenas de pessoas presentes no funeral do quinto Presidente da Tanzânia, que dirigia o este país da África Oriental desde 2015.
Uma grande tristeza reinava na região quinta-feira, quando moradores de Chato, a cidade natal do finado Presidente, e outros de todos os lados da cidade à beira do lago, prestaram-lhe as suas últimas homenagens no estádio de Chato.
O funeral nacional foi liderado pela Força de Defesa Nacional da Tanzânia (FNDT), que escoltou a urna de Dar es Salaam para Dodoma, a capital, e mais tarde para Zanzibar e Mwanza.
Os Presidentes de países vizinhos como o Uganda, o Rwanda e o Burundi assistiram ao funeral.
Depois da morte do Presidente Magufuli, foi declarado um luto nacional de 21 dias durante o qual todas as bandeiras estarão à meia-haste.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 26março2021