Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano agradece apoio dos Estados Unidos para segurança

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A Tanzânia tornou-se um local invivável para os terroristas, os traficantes de droga e os piratas em parte graças ao apoio do Governo americano, declarou em Dar-es-Salaam, o Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete.

« Os terroristas que passavam por aqui foram presos. Detivemos vários », afirmou o Presidente Kikwete segunda-feira durante uma conferência de imprensa conjunta com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

O Presidente Kikwete revelou que houve 27 confrontos com piratas nas águas tanzanianas desde março de 2010.

« O problema estava no Corno de África, mas agora ele se desloca para o Sul », acrescentou, sublinhando que desde o início do ano a Marinha tanzaniana relatou 14 incidentes.

Segundo ele, 13 destes incidentes eram tentativas de sequestro de navios.

« Eles (os piratas) tiveram êxito quatro vezes e a nossa Marinha conseguiu resgatar dois navios. Conseguimos deter 11 piratas que estão atualmente a ser julgados diante dos nossos tribunais », disse o Presidente tanzaniano.

"Continuamos a estudar as possibilidades de obter navios que nos permitam ir em alto mar. Se tivermos navios grandes, poderemos supervisionar as nossas águas territoriais", indicou o Presidente Kikwete.

Ele assegurou à secretária de Estado americana que a Tanzânia continuará a trabalhar com os Estados Unidos para a paz e o desenvolvimento em África e no resto do mundo.

Falando no termo da sua visita oficial de três dias à Tanzânia, Hillary Clinton declarou que o compromisso americano é tão forte porque os dois países têm uma parceria baseada no respeito mútuo, nos interesses comum, mas sobretudo em valores e aspirações comuns para um futuro mais pacífico e próspero.

« Respeitamos os progressos democráticos da Tanzânia, que é um modelo para a região e além dela. Vamos continuar a apoiar-vos e o vosso país porque fazem verdadeiramente a diferença », disse.

« Desejo agradecer-vos pela vossa contribuição para o reforço da integração económica para a criação duma futura zona de trocas mais larga da Cidade do Cabo (África do Sul) ao Cairo (Egito) », acrescentou a secretária de Estado americana.

Hillary Clinton deixou a Tanzânia segunda-feira para Addis Abeba, a capital da Etiópia.

-0- PANA AR/VAO/FJG/AAS/SOC/MAR/TON 14junho2011