Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-sudanês esperado na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, vai acolher esta sexta-feira, na Cidade do Cabo, o seu homólogo sul-sudanês, Salva Kir Mayardit, para uma reunião destinada a consolidar as "relações cordiais existentes entre os dois países".

As relações entre estes dois países remontam a setembro de 2011, quando da assinatura dum acordo para o estabelecimento das relações bilaterais entre os dois Estados.

Desde a assinatura dum acordo de paz global para o Sudão do Sul em 2005, a África do Sul tem apoiado ativamente os Projetos de Reconstrução Pós-conflito e Desenvolvimento (PRCD) da União Africana (UA) a favor do Sudão e do Sudão do Sul sob a égide do Comité Ministerial da UA sobre o PRCD cuja presidência é assumida pela África do Sul.

Desde então, mais de mil e 600 dignitários do Governo do Sudão do Sul foram formados por Pretória em diferentes domínios tais como a política, a justiça, a comunicação e os serviços estrangeiros.

No que diz respeito às trocas comerciais bilaterais, o Sudão do Sul representa um mercado de exportação em crescimento para os produtos e os bens sul-africanos. Por conseguinte, o volume das trocas comerciais entre os dois países vai provavelmente registar um aumento no futuro.

Segundo o porta-voz do Governo sul-africano, Clayson Monyela, este encontro de sexta-feira entre os dois Presidentes servirá de quadro da concertação entre os dois estadistas sobre os últimos desenvolvimentos ocorridos no continente e no mundo.

Salva Kiir aproveitará igualmente a sua audiência com o Presidente Zuma para analisar o processo de paz em curso no Sudão do Sul facilitado pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

-0- PANA CU/VAO/BAD/IS/SOC/FK/IZ 11dez2014