Presidente sul-africano visita Zimbabwe
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, chegou esta terça-feira a Harare para participar numa reunião da Comissão Binacional (BNC) ao lado do seu homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa.
Segundo a porta-voz de Ramaphosa, Khusela Diko, os dois estadistas querem reforçar a cooperação entre os dois países e aprofundar a aplicação de vários acordos bilaterais.
"A África do Sul e o Zimbabwe são signatários de 45 acordos que cobrem uma larga variedade de domínios dos quais o comércio e o investimento, a sáude, o trabalho, a migração, a defesa, a fiscalidade, o turismo, a cooperação científica e tecnológica, a água e o ambiente”, disse a responsável sul-africana.
A cooperação comercial entre os dois países vizinhos é tida como significativa. As exportações sul-africanas para o Zimbabwe estiveram avaliadas, no passado, em quase dois biliões de dólares americanos, enquanto as importações provenientes do Zimbabwe atingiram 240 milhões de dólares americanos, o que faz do Zimbabwe um dos primeiros parceiros comerciais da África do Sul no continente.
Os dois países mantêm boas relações políticas e socioeconómicas, subentendidas por laços históricos fortes, que remontam aos anos da luta pela libertação.
Nesta deslocação, o Presidente sul-africano faz-se acompanhar dos ministros das Relações Internacionais, Lindiwe Sisulu; da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula; da Indústria e Comércio, Rob Davies; do Interior, Siyabonga Cwele; e do Transporte, Blade Nzimande.
–0– PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 12março2018