Presidente sul-africano visita Lesoto
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, encontra-se, desde quinta-feira última, em Maseru, capital do Lesoto, no quadro de uma visita de cortesia ao rei Letsie III.
Segundo seus serviços de apoio, o chefe do Estado sul-africano deve assistir à assinatura dum protocolo de acordo que consagrará a transferência dos poderes do primeiro-ministro do Lesoto, Tom Thabane, aos deputados do Parlamento.
Esta decisão foi tomada depois do fiasco de dois Governos de coligação, que culminou com a organização de três eleições nos últimos cinco anos.
O Presidente Ramaphosa faz-se acompanhado por Dikgang Moseneke, ex-presidente do Tribunal Supremo reformado, em missão de observação neste reino isolado, desde segunda-feira última.
O Presidente Ramaphosa, facilitador da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) no Reino do Lesoto, deve apresentar as suas conclusões na próxima cimeira da organização, a realizar-se na Tanzânia.
"Houve numerosas dificuldades e o nosso papel com a SADC é continuar a apoiar o Lesoto para o ajudarmos a encontrar as suas próprias soluções”, declarou Khusela Diko, seu porta-voz.
Ramaphosa é amplamente considerado como o facilitador, entre o Governo de apartheid e o Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, no início dos anos de 1990, nas negociações decorridas na organização das primeiras eleições presidencias multiraciais de 1994, ganhas por Nelson Mandela.
–0– PANA CU/MA/NFB/BEH/MAR/DD 04julho2019