Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano visita China

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, inicia esta quinta-feira uma visita oficial de dois dias à China, a convite do seu homólogo chinês, Hu Jintao.

Quarta-feira última, Hu Jintao anunciou que a China vai conceder novos empréstimos a África estimados em 20 biliões de dólares americanos, ou seja o dobro do montante concedido ao continente africano em 2009.

O Presidente chinês precisou que estes créditos servirão para apoiar o setor das infraestruturas, da pecuária e do desenvolvimento de pequenas empresas em África.

A visita do Presidente Zuma entra no quadro da Parceria Global Estratégica concluído entre os dois países em agosto de 2010.

Nessa ocasião, os dois dirigentes vão trocar pontos de vista sobre as vias e os meios de reforçar a cooperação bilateral, a coordenação no seio do G20, o reforço do Fórum Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) e a situação internacional.

O G20 (Grupo de 20) é um grupo composto por 19 países (dos quais África do Sul e a China) e a União Europeia (UE), cujos ministros, chefes de bancos centrais e chefes de Estado se reúnem constantemente para discutir sobre as crises financeiras mundiais e buscar soluções práticas.

O Presidente Zuma assistirá à cerimónia de abertura do V Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) onde ele pronunciará um discurso.

A África do Sul vai garantir a co-presidência da Parceria FOCAC, após o Egito, em nome de África por um período de seis anos.

O Fórum de Cooperação China-África é uma das parcerias mais estratégicas entre África e os seus parceiros no desenvolvimento.

A-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 19julho2012