Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano saúda reformas no Burundi

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, saudou segunda-feira o trabalho « feito com dinamismo e determinação » pelo seu homólogo burundês, Pierre Nkurunziza, no quadro da reconstrução, da reconciliação e da consolidação da paz e da democracia no país.

Zuma exprimiu igualmente a sua profunda gratidão a Nkurunziza bem como ao Governo e ao povo do Burundi pelo seu acolhimento durante a sua visita oficial a este país da África Central, na semana passada, segundo o Munistério sul-africano dos Assuntos Internacionais.

Durante a visita que visou reforçar os laços de amizade e cooperação bilaterais, os dois chefes de Estado mantiveram, à porta fechada, "encontros aprofundados e frutuosos sobre várias questões de interesse comum aos níveis bilateral, regional e internacional".

As discussões versaram sobre o reforço da cooperação bilateral, tendo as duas partes exprimido a sua satisfação em relação à qualidade dos laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países, e reafirmaram a sua vontade de continuar a aprofundá-los.

Para o efeito, os dois estadistas instaram os seus chefes de diplomacia a convocar a primeira reunião da comissão mista de cooperação Burundi-África do Sul, em 2012, declarou o porta-voz do Ministério sul-africano dos Assuntos Internacionais, Clayson Monyela.

Monyela sublinhou que, na ocasião, Nkurunziza também saudou o papel desempenhado por Zuma e pelos antigos Presidentes Nelson Mandela e Thabo Mbeki no longo processo de negociação que restabeleceu a paz no Burundi.

De acordo com Monyela, os dois chefes de Estado realçaram a necessidade de reforçar as organizações de integração regional para promover a paz, a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável.

"Eles exortaram a comunidade internacional a apoiar o papel incansável da União Africana na resolução da crise sociopolítica nalgns países africanos como a Somália”, acrescentou.

-0 - PANA CU/SEG/AKA/JSG/MAR/IZ 15agosto2011