Presidente sul-africano saúda "mulheres corajosas" na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente Cyril Ramaphosa dirigiu-se quarta-feira a milhares de pessoas nas comemorações do Dia Nacional da Mulher, em Pretória.
O evento seria realizado na Cidade do Cabo, mas uma greve de táxis em andamento na cidade tornou o local uma "área de alto risco de segurança".
O evento foi comemorado sob o seguinte tema geral: “Acelerando Oportunidades Socioeconômicas”: “Acelerando Oportunidades Socioeconômicas para o Empoderamento das Mulheres”.
Todos os anos, a África do Sul comemora a marcha de 9 de agosto de 1956, quando 20.000 mulheres marcharam para Union Buildings em Pretória para protestar contra as 'Leis de Passe' da era do apartheid, que impediam os sul-africanos negros de viver em bairros brancos.
Ramaphosa disse que este ano marca o 67º aniversário da histórica marcha, que foi uma das maiores manifestações da história do país. Foi apoiado pela adoção da Carta das Mulheres de 1954.
"É justo que, ao celebrarmos o Mês da Mulher e lembrarmos o heroísmo das corajosas mulheres que moldaram nossa luta pela liberdade, testemunhemos a ousadia da equipa Liga Nacional de Futebol Feminina . Sem uma liga profissional ou grandes patrocinadores, o Banyana Banyana subiu para conquistar nosso continente e agora estão se destacando no cenário mundial", disse o Sr. Ramaphosa.
Na semana passada, a seleção feminina de futebol da África do Sul fez história ao chegar pela primeira vez à fase eliminatória do Mundial da FIFA. A equipa perdeu nos oitavos-de-final.
-0- PANA CU/MA/BAI/IS/MAR 09agosto2023