Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano saúda êxito de Cimeira Estados Unidos-África

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A Cimeira Estados Unidos-África, organizada de 4 a 6 de agosto últimos em Washington DC, reforçou as relações entre as duas partes e pressagia uma cooperação mutuamente benéfica no futuro, segundo o Presidente sul-africano, Jacob Zuma.

"As relações entre África e os Estados Unidos já estavam boas, mas esta cimeira redefiniu-as e elevou-as para um outro nível. Há várias oportunidades para o reforço destas relações e contamos nos empenhar mais já que uma decisão foi tomada para organizar uma outra cimeira com vista a fazer avançar as coisas", disse Zuma no seu regresso à África do Sul.

"Acreditamos que uma nova fase começou e que as futuras administrações, depois de o Presidente Obama terminar o seu mandato, já não vão ignorar África graças a esta iniciativa", considera Zuma num comunicado obtido pela PANA.

O Presidente sul-africano saudou o engajamento assumido para o prolongamento da Lei sobre Crescimento e Oportunidade em África (AGOA).

"Estamos igualmente otimistas quanto ao facto de que a AGOA será renovada e que a África do Sul vai beneficiar. Transmitimos a mensagem segundo a qual a saída da África do Sul da AGOA vai tornar difícil as iniciativas de integração regional da União Africana, mas igualmente as indústrias nos países vizinhos que beneficiam das capacidades de produção da África do Sul", afirmou.

"Os benefícios para a África do Sul são imensos e podemos pensar que esta questão será resolvida com êxito e no interesse de todos", indicou.

Zuma saudou igualmente o apoio prestado aos mecanismos africanos de restabelecimento e manutenção da paz.

"Alcançámos o aval dos Estados Unidos para as iniciativas africanas de paz e de segurança, nomeadamente o apoio para a capacitação da Força Africana em Alerta. Eles compreenderam a nossa posição muito claramente, nomeadamente que desejamos apoio, mas que este processo deve ser conduzido e controlado pelos Africanos. Como disse o Presidente Obama as botas devem ser africanas", acrescentou.

O Presidente sul-africano congratulou-se igualmente com a instauração da Mandela Washington Leadership Youth Initiative anunciada a favor dos jovens líderes afrianos pelo Presidente Obama.

Graças a esta iniciativa, os Estados Unidos investem nas próximas gerações de líderes africanos e mobilizam meios substanciais para desenvolver as competências de liderança, favorecer o empreededorismo e fazer comunicar os jovens líderes africanos entre eles.

"Este programa necessita igualmente da participação de África. Isto deve ser um meio para nos implicarmos na gestão deste programa para que haja co-apropriação deste processo importante", considerou o Presidente sul-africano.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 08agosto2014