Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, saudou domingo a assinatura dum acordo de cessar-fogo completo e permanente em todo o território líbio entre as forças rivais.
Os dois campos rivais entenderam-se, sexta-feira última, em Genebra (Suíça), sede das Naçoes Unidas, sobre uma trégua permanente após cinco dias de discussões.
"Nós felicitamos todos os signatários por terem aceitado este acordo de cessar-fogo permanente revolucionário”, regozijou-se o chefe do Estado sul-africano, cumulativamente Presidente em exercício da União Africana (UA).
Declarou que este progresso abre a via à retomada do diálogo inter-líbio, “ a única plataforma legítima suscetível de dar uma solução política duradoura na Líbia.”
Exortou as partes externas a respeitarem o embargo sobre as armas decretado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e evitarem ingerir-se nos assuntos internos da Líbia.
"Norteada pelo espírito de fraternidade e pelos princípios de solidariedade e cooperação, a UA está pronta para acompanhar o povo líbio nesta via conducente à paz, reconciliação e unidade nacionais”, acrescentou.
-0- PANA CU/MA/AKA/TBM/FK/DD 25out2020