Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano recebe primeiro-ministro zimbabweano

Cidade de Cabo- África do Sul (PANA) -- O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, efectuou quarta-feira uma visita surpresa ao Presidente sul-africano, Jacob Zuma, na Cidade do Cabo, para lhe pedir um apoio renovado aos esforços de resolução da crise política no seu país.
Tsvangirai suspendeu a sua participação no Acordo de Partilha do Poder para protestar contra as acções do Presidente Robert Mugabe e a detenção de Roy Bennet, um dos responsáveis do seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
Tsvangirai pediu este encontro para informar Zuma sobre os últimos desenvolvimentos no Zimbabwe e indicou que ele iria informar também os outros dirigentes da região.
Esta visita à África do Sul segue-se a uma reunião de Tsvangirai com o Presidente Moçambicano, Armando Guebuza, que preside à Troika do Órgão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre Política, Defesa e Segurança.
Segundo Tsvangirai, esta Troika vai reunir-se na próxima semana no Zimbabwe e que Zuma reafirmou a disposição do seu Governo de ajudar para a aplicação do acordo político global em conformidade com os procedimentos da SADC.