Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul exortou mais uma vez a Rússia a procurar uma solução negociada para o "conflito desumano" na Ucrânia, que indignou o mundo.
Falando antes da visita do Presidente Cyril Ramaphosa à Casa Branca e às Nações Unidas na próxima semana, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, disse que vai transmitir a mensagem ao seu colega russo, Sergei Lavrov.
Pandor disse que o Ramaphosa vai usar a sua plataforma na Assembleia Geral da ONU para insistir na necessidade de mais esforços para encontrar uma solução para o conflito.
A África do Sul foi fortemente criticada por se abster de votar uma resolução da Assembleia Geral da ONU em março passado que condenava explicitamente a Rússia pela sua "agressão" contra a Ucrânia. Desde então, Pretória insistiu em permanecer "não alinhada" no conflito.
Antes da reunião da ONU, Ramaphosa vai encontrar-se com o Presidente Joe Biden na Casa Branca na sexta-feira.
Pandor disse que vai discutir questões bilaterais, regionais e globais de interesse comum, incluindo comércio e investimento, mudanças climáticas, segurança alimentar, energia, paz e segurança.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR 15setembro2022