Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano participa na cimeira do G-20 em Londres

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, juntou-se aos líderes do mundo para participar na Cimeira do G-20, que deverá iniciar-se quinta-feira em Londres (Inglaterra).
Ele fez-se acompanhar do ministro das Finanças, Trevor Manuel, e do director-geral do Tesouro Nacional, Lesetja Kganyago.
A participação da África do Sul na cimeira do G-20 em Londres inscreve-se no quadro do seu compromisso constante a favor da reforma da arquitectura financeira mundial.
A ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini Zuma, indicou antes que na reflexão sobre os programas de salvação das suas próprias economias, os países do G-20 "devem considerar as economias dos países em via de desenvolvimento, particularmente em África".
Como único país africano do G-20, a África do Sul defendeu sempre que uma reacção mundial é necessária para limitar o impacto da crise e impedi-la de se alargar aos mercados emergentes e aos países em via de desenvolvimento, particularmente em África.
A cimeira do G-20 a realizar-se-á numa altura em que a crise financeira global abala o mundo e ela deverá culminar num plano de relançamento do crescimento do desenvolvimento mundial baseado na estabilização das finanças internacionais, pela concessão de créditos e pela tomada de medidas firmes, coordenadas e temporárias a fim de restabelecer a confiança no sistema financeiro.