Cidade do Cairo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, encontra-se no Egito para participar numa cimeira da Troika da União Africana (UA) sobre a situação política e de segurança no Sudão e na Líbia, soube a PANA de fonte oficial na cidade do Cairo.
O encontro foi convocado pelo chefe de Estado egípcio, Abdel Fatah el-Sissi, na sua qualidade de Presidente em exércio da UA.
A Troika da UA integra o Egito, a África do Sul, que é o novo Presidente da estrutura, e o Rwanda, o Presidente cessante.
A cimeira realiza-se na presença do presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Mahamat Faki, que deverá informar a assembleia sobre iniciativas tomadas pela UA para resolver estas diferentes crises.
A África do Sul ocupa um assento de membro não permanente no seio do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas para o período 2019-2020.
Estes desafios políticos e de segurança na Líbia e no Sudão já estão na mesa do CS.
"O Presidente Ramaphosa fez da paz, estabilidade, segurança, integração e desenvolvimento da região e do continente uma prioridade com vista a contribuir para o objetivo visado pela União Africana que é fazer calar as armas no continente, até 2020”, declarou o seu porta-voz, Khulela Diko.
Ramaphosa fez-se acompanhar pelos ministros da Cooperação e Relações Internacionais, Lindiwe Sisulu, e da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula.
–0– PANA CU/AR/NFB/JSG/FK/DD 23abril2018