Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano na Conferência da OIT em Genebra

 

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, participa desde segunda-feira última, numa conferência do centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.

A 108.ª sessão da conferência internacional do trabalho  decorre de 10 a 21 de junho corrente sob o lema "Construir um Melhor Futuro com um Trabalho Decente".

Ramaphosa foi nomeado, no ano transato, co-presidente do relatório da Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho da OIT, com o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven.

Ambos co-dirigem uma equipa de comissários encarregues de formular recomendações para a avaliação da economia mundial em função dos avanços tecnológicos, da demografia, da globalização e da mudança climática.

Ramaphosa pronunciará um discurso durante a conferência durante a qual resultados da comissão mundial sobre o futuro do trabalho serão apresentados aos chefes de Estado e de Governo convidados.

Vinte e cinco anos decorreram desde que a África do Sul se juntou à OIT. Desde o fim do apartheid, o país adotou uma legislação e programas de apoio à justiça social

No ano transato, a África do Sul acolheu a cimeira sobre o emprego, durante a qual todos os parceiros sociais demonstraram uma vontade comum de colaborarem eficazmente para resolver problemas que bloqueiam o crescimento da economia sul-africana e garantir um crescimento inclusivo e a criação de empregos num contexto mundial em mutação.

O chefe do Estado sul-africano encabeça uma delegação composta, entre outras, pelo ministro do Emprego e Trabalho, Thembelani Nxeis, e por membros do Conselho Nacional do Desenvolvimento Económico e Trabalho (Nedlac).

-0- PANA CU/AR/AKA/IS/MAR/DD 10junho2019