Presidente sul-africano felicita homólogo zimbabweano pela reeleição
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente Cyril Ramaphosa juntou-se a outros líderes africanos para felicitar o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pela sua reeleição.
Isto apesar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de outros observadores internacionais terem criticado a votação da semana passada, dizendo que ficou aquém dos padrões exigidos.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse que as disputas eleitorais devem ser resolvidas por todos os partidos “com rapidez e transparência”.
Por seu lado, os Estados Unidos apelaram à Comissão Eleitoral do Zimbabué (ZEC) para divulgar os resultados detalhados das assembleias de voto das eleições disputadas, a fim de aumentar a confiança no processo de apuramento dos resultados.
O Presidente Ramaphosa, por sua vez, indicou estar ciente dos problemas relacionados com as eleições e que espera que todos se esforcem para encontrar uma solução.
Acrescentou que Pretória estava ciente de que as eleições decorriam num ambiente económico difícil devido às sanções esmagadoras que o povo do Zimbabué continua a suportar injustamente.
"Além disso, a África do Sul tomou nota das declarações de abertura das missões de observação internacionais convidadas, incluindo as da União Africana (UA) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. A África do Sul apela a todas as partes no Zimbabué para trabalharem em uníssono para manter a paz e lutar pelo desenvolvimento e pela prosperidade partilhada no país”, continuou Ramaphosa.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR 29agosto2023