Presidente sul-africano felicita campeões do Mundo de râguebi
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, exprimiu esta segunda-feira o seu grande orgulho por ver o capitão da seleção nacional de Râguebi (Springboks), Siyamthanda Kolisi, a levantar a Taça de campeões do Mundo, no fim de semana, no estádio de Yokhama, no Japão.
Os Spingboks conseguiram uma magnífica vitória de 32-12 contra a Argentina durante a final do Mundial de Raguebi, o terceiro troféu da equipa nacional sul-africana, depois de 1995 e 2007.
"Via a emoção na cara do seu pai, Fezakele. Era o seu filho, o primeiro capitão negro dos Springboks, a entrar na história”, escreveu o Presidente Ramaphosa.
Trata-se da primeira viagem ao estrangeiro de Fezakele. Ele abraçou o seu filho que ele criou num bairro pobre do Cabo Oriental.
Kolisi nasceu a 16 de junho de 1991, o dia em que a África do Sul comemora o aniversário dos confrontos de Soweto (1976) que semearam os germes da revolta contra o Apartheid.
"A escolha de Siya como capitão ilustra perfeitamente a transformação de um desporto que aplicava a segregação; é o poder de um sonho que se realizou. É o sonho de um jovem de origem modesto de vestir um dia a camisola verde e ouro, e de um país que lhe permitiu vê-lo realizar-se. Depois das gerações de divisão, tornamo-nos num povo com um grande sentimento de orgulho nacional”, escreveu Ramaphosa.
Os Springboks regressam esta terça-feira para África do Sul onde serão acolhidos em grande pompa.
-0- PANA CU/AR/NFB/BEH/MAR/IZ 04nov2019