Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano esperado no Qatar

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, é esperado quarta-feira no Qatar para uma visita de Estado de dois dias, a convite do emir qatariota, Xeique Tamim bin Hamad al Thani, soube a PANA de fonte oficial.

Esta será a sua primeira visita ao Qatar como Presidente da República da África do Sul, segundo a mesma fonte.

Espera-se que os dois líderes discutam várias questões geopolíticas que actualmente afectam o mundo, de acordo com um comunicado oficial da Presidência sul-africana.

Ambas as partes comprometeram-se a reforçar os laços económicos e  concentrar-se na melhoria das relações nesta área, particularmente o comércio, o investimento e o turismo.

Em 2022, o Qatar tornou-se no quinto parceiro comercial da África do Sul no Médio Oriente, e o potencial de cooperação económica entre os dois países é considerável.

Em 2022, a África do Sul exportou bens no valor de 206.000.000 dólares americanos para o Qatar, e a maioria dos produtos industrializados, representando aproximadamente 56 por cenro do total das exportações.

A África do Sul viu as suas importações do Qatar aumentarem entre 2017 e 2022, principalmente derivados de  petróleo.

O Presidente Ramaphosa será acompanhado por uma delegação empresarial de alto nível que deverá convencer a comunidade empresarial do Qatar a explorar oportunidades de cooperação nas áreas da indústria criativa, da energia, da mineração, da agroindústria, da saúde, do turismo e da construção naval.

O Gabinete do Presidente sul-africano disse que ambos os dois governos estão profundamente preocupados com a catástrofe humana na Palestina, as violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional, a perda de vidas em grande escala e as hostilidades em curso, particularmente na Faixa de Gaza.

A declaração afirma que os dois líderes abordarão asssuntos atinentes aos respetivos esforços a serem envidados no sentido de evitar que este conflito não se espalhe a outras partes da região e buscar uma solução pacífica para o conflito entre Israel e o Hamas (movimento extremista palestiniano).

-0- PANA CU/MA/BAI/JSG/SOC/MAR/DD 15novembro2023