Pretória, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, presidiu, terça-feira, à Cimeira Extraordinária do órgão da Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), mais Moçambique, em Pretória, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo uma declaração da Presidência e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, a Cimeira recebeu um relatório de seguimento sobre as operações da Missão da SADC em Moçambique, desde o seu desdobramento.
A Cimeira abordou a questão do terrorismo e do extremismo violento na província moçambicana de Cabo Delgado, no norte, onde o desdobramento termina a 15 de outubro corrente.
O Presidente do Botswana e Presidente cessante do Órgão da SADC, Mokgweetsi Masisi, o Presidente namibiano e o Presidente cessante do Órgão da SADC Hage Geingob e o Presidente de Moçambique e presidente cessante da SADC, Filipe Nyusi, estão presentes neste fórum.
De acordo com um comunicado de imprensa do Secretariado da SADC em Gaborone, no Botswana, a Cimeira discutiu questões importantes, incluindo o apoio efetivo à Operação da SADC em Moçambique (SAMIM), cujo objectivo é trazer a paz e a estabilidade a Cabo Delgado.
De acordo com o Artigo 10 do Tratado da SADC, o Órgão para a Cooperação Política, da Defesa e Segurança, responsável pela promoção da paz e segurança na região da SADC, é assumido por Ramaphosa.
-0- PANA AR/RA/NFB/JE/MAR/DD 06out2021