Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano condena ataque terrorista nas Filipinas

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, enviou esta quarta-feira as suas condolências ao Presidente Rodrigo Duterte e ao povo das Filipinas, na sequência dos ataques terroristas de domingo último que fizeram 200 mortos e vários feridos.

O chefe do Estado sul-africano aludia a duas bombas explodiram na catedral de Jolo, no sul das Filipinas.

"O Governo sul-africano apresenta as suas sentidas condolências às famílias e aos amigos pela perda dos seus entes queridos e deseja rápidas melhoras aos feridos. Durante este momento de dor, os pensamentos dos Sul-Africanos estão dirigidos para o povo e o Governo das Filipinas", disse Ramaphosa, citado num comunicado transmitido à PANA.

Para o Presidente sul-africano, o terrorismo, sob todas as suas formas e venha donde vier, não pode ser tolerado.

"A África do Sul está firmemente do lado da comunidade internacional para condenar o terrorismo. O Governo sul-africano continuará a apoiar os esforços regionais e internacionais para se fazer face ao flagelo do terrorismo sob todas as suas formas", martelou.

As relações entre os dois países foram estabelecidas na sequência da destituição do regime de apartheid em 1996, e continuam a ser fortes. Os dois Estados são influentes nas diferentes organizações internacionais, nomeadamente o Movimento dos Não Alinhados e o Grupo dos 77, lê-se na nota.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 30jan2019