Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, concluiu sexta-feira uma visita de trabalho de dois dias a Luanda, onde se encontrou com o seu homólogo angolano, João Lourenço.
Os dois líderes aproveitaram a oportunidade para reflectir sobre as relações bilaterais entre os dois países, que partilham laços históricos muito profundos, enraizados na luta de libertação contra o colonialismo e o apartheid.
O Presidente Ramaphosa, que se fez acompanhar pelo Ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Ronald Lamola, e pela Ministra da Defesa, Angie Motshekga, informou o Presidente Lourenço da formação do Governo de Unidade Nacional na África do Sul na sequência das eleições pacíficas de Maio. Discutiram também os actuais desafios políticos e de segurança na República Democrática do Congo (RDC).
Angola, que actualmente preside à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), está a facilitar conversações entre as partes interessadas na região dos Grandes Lagos para resolver o conflito na RDC.
A África do Sul faz parte do contingente militar da SADC destacado na parte oriental da RDC para garantir a paz e a segurança nesta região.
-0- PANA CU/MA/MTA/IS/SOC/MAR 10Agosto2024