Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assiste esta terça-feira, em Maputo, à cerimónia de assinatura do histórico Acordo de Paz e Reconciliação entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), antigo movimento rebelde e atual principal partido da oposição.
Este acordo representa o resultado de um diálogo político concluído entre o Governo moçambicano e a Renamo, que terminou quinta-feira última com a assinatura de um Acordo de Paz relativo à cessação definitiva das hostilidades militares.
Os combates entre a Renamo e as forças governamentais devastaram várias províncias daquele país da África Austral durante vários anos.
A Presidência sul-africana lembrou que os dois países mantêm relações bilaterais, sociais, económicas, políticas fraternais e cordiais, subentendidas por sólidos laços históricos, que remontam aos anos da luta pela libertação do jugo do regime de Apartheid.
A presença da África do Sul na cerimónia de assinatura, em Moçambique, traduz a sua solidariedade com o povo moçambicano e visa apoiar a paz e a estabilidade no país, declarou o porta-voz da Presidência sul-africana, Clayton Monyela.
A ministra sul-africana da Cooperação e Relações Internacionais, Naledi Pando, acompanha o Presidente Ramaphosa em Maputo.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 6ago2019