Presidente sul-africano anuncia vida melhor para todos compatriotas
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou terça-feira que a África do Sul se aproxima duma vida melhor para todos os seus habitantes.
Na sua mensagem de Ano Novo, a que a PANA teve acesso, Ramaphosa reconheceu as "dificuldades" registadas em 2019.
"Enquanto o 257.º ano da nossa democracia termina, olhamos para atrás, para um ano passado com altos e baixos, um ano durante o qual realizamos grandes progressos, mas também encontramos vários reversos”, frisou o estadista sul-africano.
Afirmou que milhões de eleitores participaram nas eleições gerais pacíficas de maio última que permitiram constatar que a África do Sul tem uma democracia sólida e dinâmica.
"Comprometemo-nos novamente a construir uma nova sociedade baseada na vontade do povo, a que pertençam realmente todos os Sul-africanos negros e brancos. Mas, para numerosos Sul-africanos, as dificuldades continuam”, indicou.
Ramaphosa indicou que o seu Governo está determinado a pôr termo aos crimes perpetrados por "homens que não têm nenhum respeito pela vida, pelos direitos ou a pela dignidade das mulheres nem das crianças.”
"Uma onda de luto e de ira incitou a nação a agir, empreender um plano de intervenção de emergência que vai inverter a tendência desta vergonha nacional”, afirmou Ramaphosa, referindo-se ao flagelo da violência sexista.
Relativamente aos escândalos de corrupção, que abalaram a Presidência de Jacob Zuma (antecessor de Ramaphosa), este último disse que "estamos a reconstruir as instituições públicas que são tão essenciais para a nossa democracia, restaurar os nossos serviços de manutenção da ordem e fazer avançar a luta contra a captura do Estado e a corrupção”.
Sublinhou que a África do Sul vai presidir à União Africana em janeiro corrente e, para tal, deverá trabalhar com outros países africanos para realizarem uma zona africana de livre comércio.
"Não conhecemos muito bem a dimensão dos desafios com que estamos confrontados, mas estamos unidos na certeza de que temos meios e a determinação de os ultrapassarmos. Tal como o aço mais sólido é forjado no fogo, os diamantes no mais profundo da crosta terrestre sob a pressão mais extrema, transformamos as adversidades em oportunidades. Deste modo, que cada um desempenha o seu papel, porque da conduta de cada um depende o rumo de todos”, acrescentou o Presidente sul-africano.
-0- PANA CU/AR/ASA/IS/MAR/DD 1jano2019