Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês regressa após operação na Arábia Saudita

Cartum, Sudão (PANA) - Após ter sido operado com êxito na Arábia Saudita, o Presidente sudanês, Omar El Béchir, regressou ao seu país quarta-feira à noite, onde ele foi acolhido em festa no aeroporto.

O Presidente El Béchir foi submetido a uma operação qualificada de menor pela imprensa oficial na Arábia Saudita.

A Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) declarou que o Presidente sofria duma inflamação das cordas vocais.

A rádio e a televisão públicas divulgaram em direto a sua chegada ao aeroporto, mostrando imagens de algumas pessoas que o acolhiam.

Grupos de artistas efetuavam danças tradicionais e cantavam enquanto o Presidente, a bordo dum veículo descapotável, cumprimentava a multidão, incluindo membros do Governo e o primeiro Vice-Presidente, Ali Osman Taha.

O Presidente sudanês regressou a Cartum nas vésperas duma importante reunião dos responsáveis islâmicos da região que estão na capital sudanesa para participar num congresso do movimento islâmico no poder no Sudão.

Pelo menos 135 dirigentes islamitas do mundo inteiro, incluindo o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e representantes do movimento de resistência palestiniano Hamas vão participar na reunião de quinta-feira.

Cerca de quatro mil islamitas sudaneses participarão neste congresso, enquanto apenas mil estavieram durante o precedente.

-0- PANA MO/VAO/FJG/TBM/SOC/MAR/TON 15nov2012