Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês promete prosseguir ofensiva militar no Nilo Azul

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente sudanês, Omar el-Béchir, que se deslocou domingo a Kurmuk, uma cidade recentemente retomada pelo seu Exército, na região montanhosa do Nilo Azul, anunciou o prosseguimento da ofensiva militar até ao aniquilamento da rebelião nesta cidade que, até quarta-feira última, estava sob o controlo dos rebeldes.

«Esta rebelião apenas foi um mosquito que agora foi esmagado», relatou a agência oficial de notícias sudanesa, SUNA, citando as declarações do Presidente às tropas e aos civis da cidade, após efetuar nesta cidade a oração de Aïd el-Kébir.

As declarações do Presidente el-Béchir exortando domingo os civis a regressarem para a cidade que fugiram, devido às operações militares em curso há mais de um mês, indicou que enormes esforços serão indispensáveis para a sua renovação e a sua reconstrução.

«Todos os serviços de base devem ser assegurados. Não gostaríamos de ver tais serviços nas mãos das organizações estrangeiras nas zonas fronteiriças ou no Estado do Nilo Azul, pois não queremos ver os nossos cidadãos viver como refugiados na Etiópia», afirmou o Presidente.

A cidade de Kurmuk, sita na fronteira entre o Sudão e a Etiópia, é um dos dois últimos bastiões dos combatentes do Exército de Libertação do Povo do Sudão (SPLA), dirigido pelo antigo Governador da região, Malik Aggar.

O Presidente, que se fez acompanhar do ministro da Defesa, general Abdul Rahim Hussein, e do Governador militar interino do Estado, general Al Hadi Bushra, anunciou a formação de um comité ministerial encarregue de supervisionar a reconstrução de Kurmuk.

-0- PANA MO/SEG/ASA/SSB/IBA/CJB/IZ 07nov2011