Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês esperado na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente sudanês, Omar Hassan el-Béchir, é aguardado quarta-feira na Líbia para uma visita oficial de trabalho de dois dias, soube-se terça-feira em Tripoli.
Durante a sua estada, ele avistar-se-á com o líder líbio, Muamar Kadafi, para discutir as relações entre os dois países e os meios de consolidar estes laços em todos os domínios, indica a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).
O Presidente el-Béchir far-se-á acompanhar por uma delegação que integra, entre outros, o ministro para a Presidência, o brigadeiro Bakru Hassan Saleh, o diretor dos Serviços de Segurança e Inteligência, o general Mohamed Atta Al- Moula, e o ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros, Kamel Hassan.
O líder do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM), o principal movimento rebelde em Darfur, Khalil Ibrahim, está na Líbia desde a sua expulsão do Tchad, em Maio último, enquanto as autoridades sudanesas pedem a sua extradição e solicitaram a ajuda da Interpol para sua detenção.
O Governo sudanês anunciou, a 28 de Junho último, o encerramento da sua fronteira terrestre com a Líbia devido a movimentos efetuados na zona por "rebeldes e delinquentes".
A Líbia lançou diversas iniciativas para resolver a crise que abala a província de Darfur, no oeste do Sudão, e albergou, neste sentido, várias mini-cimeiras africanas consagradas ao exame da situação nesta conturbada região.