Presidente sudanês em residência vigiada no Sudão
Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente sudanês, Omar El-Béchir, terá sido detido esta quinta-feira pelo Exército e colocado em residência vigiada, com uma centena de seus colaboradores, segundo uma fonte contactada pela PANA em Cartum.
Segundo informações publicadas esta quarta-feira de manhã pela imprensa sudanesa, El Bashir demitiu-se das suas funções, mas não se sabe do seu rumo.
Porém, Sudaneses constataram que o Exército Nacional tomou o controlo de instalações chaves.
Muito cedo esta quinta-feira, na cidade capital, Cartum, a população acordou com melodias duma música militar habitualmente tocada durante golpes de Estado, o que levou as do resto do país convergir em massa para a capital Cartum.
No país, todo o mundo está a espera, impacientemente, dum comunicado que o Exército prometeu publicar nas próximas horas.
Mas, tudo leva a crer que o Presidente El-Bechir está a pagar muito caro pela sua incapacidade de controlar a ira popular resultante dum simples aumento dos preços do pão e que acabou por degenerar em manifestações populares e políticas.
As manifestações começaram em dezembro de 2018 e foram intensificando-se, nomeadamente a 6 de abril corrente, quando vários milhares de pessoas protestaram diante da sede do Exército, que, reagindo, disparou, fazendo mortos e feridos.
O Governo reconheceu pelo menos 39 mortos e 483 feridos e seis mil 577 detenções, enquanto a oposição e os organizadores das manifestações que se assumem como “os revolucionários” falam em centenas de pessoas abatidas.
-0- PANA JSG/FK/DD 11abril2019