Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês anuncia julgamento de 58 amotinadores

Cartum, Sudão (PANA) - No seu primeiro comentário oficial desde o fim dos distúrbios que provocaram a morte de pelo menos 60 pessoas, o Presidente Omar Al-Bashir do Sudão disse que 58 autores de atos de "subversão e matança" em setembro passado foram indiciados depois de interrogatório.

O Presidente Al-Bashir disse segunda-feira no Parlamento que os autores de tais atos serão julgados enquanto continuam os inquéritos sobre este incidente.

Ele afirmou que alguns "inimigos do regime", que qualificou de "fugitivos", pensavam que as recentes medidas económicas visando eliminar as subvenções petrolíferas iriam oferecer a ocasião de destituir o regime.

"Estes fugitivos tentavam treinar as pessoas para manifestações e insurreição e aproveitaram para criar grupos de criminosos que praticaram atos de subversão, sabotagem, pilhagem e matança, mas com o nível de tomada de consciência que é o seu as pessoas visadas as decicionaram", sublinhou.

O Presidente sudanês indicou que os inquéritos vão continuar "para identificar os que estão mortos e os que os mataram", acrescentando que o Governo vai identificar as perdas materiais e humanas para as indemnizar.

-0- PANA MO/VAO/PAP/AAS/SOC/MAR/TON 29out2013