Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês ameaça deixar de negociar com rebelião SPLM-Norte

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente do Sudão, Omar al Bashir, disse segunda-feira que o seu Governo vai parar de negociar com o Movimento para a Libertação dos Povos do Sudão do Norte (SPLM-N), uma componente da Frente Revolucionária Sudanesa (SRF).

Num discurso quente durante uma manifestação organizada diante do Quartel-General das Forças Armadas do Sudão (SAF), em Cartum, o Presidente al Bashir qualificou o SPLM-N de"grupo de mercenários".

Ele anunciou que o #xcército sudanês "libertou" segunda-feira a cidade de Abu Karshoulah no Sul Kordofan (sul) das mãos da (SRF) da oposição depois de um mês de ocupação.

No seu discurso, retransmitido ao vivo na Televisão Sudanesa, o Presidente al Bashir disse que todos os acordos mistos concuídos com o Sudão do Sul, entre os quais os relativos ao petróleo, serão anulados se este país continuar o seu apoio aos rebeldes.

A televisão e a rádio de Estado, Radio Omdurman, modificaram os seus programas e difundem canções patrióticas e concedem entrevistas a responsáveis e grupos comuns em Cartum, capital sudanesa, Abu Karshoulah e em Kadugle, a capital do Sul Kordofan, manifestando a sua alegria depois da "libertação" da cidade.

O Sudão acusou antes o Sudão do Sul de fornecer uma assistência aos grupos rebeldes, uma acusação que este último rejeitou com fveemência.

-0- PANA MO/MA/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 28maio2013