Agência Panafricana de Notícias

Presidente somali pede diálogo para superar disputas políticas no país

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente Somali, Hassan Cheikh Mahmoud, renovou o seu apelo para se encontrar, através do diálogo e de negociações, uma solução para as disputas políticas nascidas da constituição do Parlamento estadual de Juba, indica um comunicado oficial do seu gabinete distribuído segunda-feira.

Ele exortou o comité interministerial encarregado recentemente de dirimir as diferenças e os protestos decorrentes da formação do Parlamento de Juba a redobrar dos seus esforços para alcançar uma solução pacífica.

"Existe uma só posição dos responsáveis do Estado somali que procura a reconciliação, a realização da visão 2016 e a criação das regiões federais pelas negociações", disse, insistindo na necessidade de se ultrapassar os conflitos através de discussões e concessões, sobre este período em que a Somália acaba de sair de uma guerra civil.

O comunicado da Presidência somali seguiu-se ao anúncio pela administração de Juba de romper as suas relações com o Governo central em resposta à rejeição, sábado último, da legalidade da Câmara dos Representantes (Parlamento) de Juba pelo Parlmento somalí.

-0- PANA AD/IN/TBM/DIM/IZ 09junho2015