Agência Panafricana de Notícias

Presidente somalí pede ao guia líbio apoio ao seu Governo

Tripoli- Líbia (PANA) -- o Presidente somalí, Chérif Cheikh Ahmed, pediu segunda-feira à noite ao guia líbio, Muamar Kadafi, a apoiar o Governo somalí de União Nacional.
Durante um encontro no mesmo dia em Tripoli com o líder líder, Ahmed reafirmou o seu optimismo quanto à resolução do problema da Somália durante o mandato do líder Kadafi, na presidência rotativa da União Africana (UA).
O chefe do Estado de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, presenciou este encontro que versou igualmente sobre o fenómeno da pirataria ao largo das costas somalís, de acordo com uma fonte oficial líbia.
Por sua vez, o Presidente De Menezes reiterou os seus agradecimentos e a sua consideração ao guia Kadafi pelas suas posições e pelo seu apoio a São Tomé e Príncipe durante a tentativa de golpe de Estado em 2003.
A reunião dos três estadistas permitiu também sublinhar a necessidade da coordenação na perspectiva da próxima reunião do Conselho Executivo da UA consagrada ao estudo da formação da Autoridade Federal Africana, bem como concluir o exame das questões da segurança e paz no espaço da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) a que os seus três países pertencem.
Os Presidentes somalí e são-tomense chegaram separadamente segunda- feira à noite a Tripoli no quadro de uma visita oficial à Líbia cuja duração não foi precisada.