Presidente serraleonês esperado na Guiné Conakry
Conacry, Guiné (PANA) - O Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, é aguardado esta segunda-feira em Conacry para uma visita de trabalho à Guiné, cuja duração não foi precisada, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente Bio será recebido, nesta manhã, no aeroporto internacional de Conakry-Gbessia, pelo chefe da junta, o coronel MamadyDoumbouya, que derrubou o regime do presidente Alpha Condé a 5 de setembro último.
Poucos meses após o fecho unilateral das fronteiras, decidido pelo ex-Presidente Alpha Condé em setembro de 2020, na véspera das eleições presidenciais de outubro do mesmo ano, Maada Bio fez uma viagem por Conakry onde, graças a discussões com o seu então homólogo, obteve a reabertura da fronteira entre os dois países.
A mudança de regime na Guiné, através do recente golpe de Estado, reabriu as fronteiras com o Senegal, também encerradas na mesma altura pelos mesmos motivos de segurança.
Militar de formação, Julius Maada Bio foi eleito Presidente da Serra Leoa em abril de 2018.
Derrubou, em detrimento derrubou, em 1996, Valentine Strasser, com que tomou o poder ao expulsar Joseph Momo.
Finalmente, entregou o poder, no mesmo ano, ao então Presidente democraticamente eleito, o falecido Ahmad Tejan Kabbah.
A visita do chefe do Estado da Serra Leoa ocorre poucos dias depois daquela feita conjuntamente pelos seus homólogos ganense, Nana-Akufo Addo, e pelo ivoiriense, Alassane Ouattara, como enviados da Cimeira de Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), junto dos golpistas guineenses.
Ouatarra e Addo foram lá para advogar a libertação do ex-Presidente Condé, ainda detido e sob custódia no palácio Mohamed V.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 11out2021