Presidente serraleonês esperado na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O Presidente serraleonês, Julius Maada Bio, era aguardado esta segunda-feira em Conakry para uma visita de 48 horas à Guiné-Conakry que deverá ser sancionada pela assinatura de vários acordos, soube a PANA de fonte bem informada.
De acordo com a mesma fonte, os dois Governos assinaram um acordo-quadro de cooperação em matéria de segurança e partilha de informações entre os dois países.
O Presidente Alpha Condé e o seu hóspede, “ambos determinados na consolidação das relações de boa vizinhança” vão abordar igualmente a reabertura das fronteiras, fechadas unilateralmente pela Guiné-Conakry desde setembro último na aproximação das eleições presidenciais.
A Guiné-Conakry também fechou as suas fronteiras ao mesmo tempo com a Guiné-Bissau e o Senegal evocando questões de segurança.
No entanto, as comuns com a Guiné-Conakry ao Mali e à Côte d’Ivoire estão abertas.
A questão do velho litígio em torno da faixa de terra de Yenga, que opõe os dois países, há várias décadas, estará igualmente no centro das discussões entre os dois estadistas.
Os dois Governos assinarão um protocolo de acordo de cooperação e assistência mútua em matéria aduaneira e criarão uma comissão mista de cooperação.
Nos últimos dois meses, intensos contactos foram estabelecidos entre os dois países, cujos altos responsáveis se deslocaram às duas capitais com vista a esclarecer todos os problemas e encontrar soluções duradouras.
Lembre-se que durante a recente cimeira ordinária dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizada por visioconferência, o Presidente serraleonês pediu aos seus homólogos para intervir junto do Presidente Condé com vista a encontrar num “ breve prazo” soluções adequadas e duradouras para os problemas entre os dois países.
-0- PANA AC/JSG/FK/IZ 15fev2021