Presidente senegalês vacinado contra covid-19
Dacar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, tomou, quinta-feira, a primeira dose da vacina anti-covid-19, durante uma cerimônia transmitida ao vivo e em direito do salão de banquetes do Palácio Presidencial, notou a PANA.
No entanto, o Senegal lançou a sua campanha de vacinação na última terça-feira, e, até 24 de fevereiro corrente,, quatro mil 87 pessoas já tinham sido vacinadas, segundo o Ministério da Saúde e Ação Social.
Face a rumores gerados em todo o mundo sobre a eficácia destas vacinas do mundo e seus possíveis efeitos adversos, muitos Senegaleses ainda estão hesitam em fazer-se vacinar, segundo comentários nas redes sociais.
Foi por tanto importante que o Presidente senegalês se fizesse vacinar publicamente, quinta-feira, para tranquilizar os seus compatriotas.
Depois de receber a vacina, ele pediu a todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais para se fazerem vacinar.
Por isso, o Senegal adquiriu, com recursos próprios, um primeiro lote de 200 mil doses da vacina chinesa Sinopharm, e aguarda outros lotes, em particular graças à COVAX Global Initiative.
Além do Presidente Macky Sall, a sua esposa, Marieme Fall Sall, o seu chefe de gabinete do Presudente da Republica, Abdoulaye Badji, e o presidente do Alto Conselho Económico, Social e Ambiental, Idrissa Seck, também foram imunizados contra a mesma doença.
O Senegal ofereceu, por solidariedade, 10 por cento das 200 mil doses da vacina recebidas à Gâmbia e à Guiné-Bissau.
Até ao momento, o Senegal registou 33 mil 741 casos de coronavírus, dos quais 28 mil 112 curados, e 852 mortos.
-0- PANA JSG/MAR/DD 25fevereiro2021