Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês termina visita à Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, deixou quintqa-feira Tripoli, a capital líbia, no termo de uma visita de dois dias durante a qual reuniu-se com o seu homólogo líbio, Muamar Kadafi, igualmente presidente em exercício da União Africana (UA).
Os dois chefes de Estado terminaram quinta-feira as suas discussões iniciadas quarta-feira à noite visando determinar as condições da organização da próxima reunião do Conselho Executivo da UA.
O Conselho foi incumbido pela última cimeira da UA realizada em Addis Abeba (Etiópia) de aplicar a decisão relativa à transformação da Comissão da UA em Autoridade da União.
A necessidade de tornar mais dinâmicas as estrururas da organização panafricana constou também da agenda do encontro entre os dois estadistas.
Segundo uma fonte oficial líbia, o Presidente Wade aproveitou igualmente a sua visita para garantir ao líder Kadafi a sua disponibilidade de trabalahar com ele na implementação das resoluções da XII cimeira da UA decorrida de 1 a 4 de Fevereiro corrente.
O encontro entre os dois líderes africanos permitiu também passar em revista os meios de promover a comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) como uma das bases piramidais da unidade africana.