Presidente senegalês saúda relações com Marrocos
Rabat, Marrocos (PANA) – O Presidente senegalês, Macky Sall, saudou as relações históricas existentes entre Marrocos e Senegal bem como os demais países da África Ocidental ligados pela religião muçulmana e pelo comércio.
Falando à sua chegada, terça-feira à noite, a Tanger (norte), para participar no XII Fórum Internacional MEDays, Macky Sall lembrou que o rei de Marrocos, Mohammed VI tem sido um dos impulsionadores da continuação destas relações.
"Nós tentamos, todos, manter estas relações tradicionais a fim de priorizar o intercâmbio e o desenvolvimento” nas relações entre os países, acrescentou o Presidente senegalês.
Ele exprimiu a sua satisfação por visitar Tanger no quadro do Fórum Internacional MEDays, organizado pelo Instituto Amadeus, que lhe atribuíu o grande Prémio MEDays deste ano.
"Com toda a modéstia, mas também com uma grande alegria, eu participo na XII edição do Fórum que, mais uma vez, vai permitir a Marrocos ressaltar o papel que ele desempenha em África e no Mundo, enquanto terra de diálogo e concertação”, acrescentou o Presidente senegalês.
Macky Sall descreveu o local do evento como "terra do diálogo e da concertação", sublinhando a sua importância para se criar a confiança entre os cidadãos e entre os países, e ajudar a fazer desaparecer a crise de desconfiança no Mundo.
Exprimiu a esperança de ver "esta terra do diálogo e da concertação" preparar a via aos cidadãos para restabelecer a confiança em si mesmos, mas também o diálogo com os Estados”, que devem “velar por garantir a justiça e a boas condições de vida aos cidadãos”.
A XII edição do Fórum MEDays realiza-se de 13 a 16 de novembro corrente sob o lema "Crise Global de Confiança : Fazer Face às Incertezas e à Subversão”.
Ela reúne mais de 150 intervenientes de renome mundial dos quais vários chefes de Estado, chefes de Governos, vencedores de Prémio Nobel, ministros e peritos internacionais.
-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/FK/IZ 13nov2019