Dakar, Senegal (PANA) – O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, saudou a memória do primeiro secretário do Partido Socialista (PS), Ousmane Tanor Dieng, falecido segunda-feira, em França, depois de uma prolongada doença.
"O Senegal acaba assim de perder um estadista de uma dimensão excecional, um digno filho da República cujo percurso constitui um exemplo de abnegação e um modelo de engajamento patriótico”, declarou o Presidente Sall, citado num comunicado oficial transmitido à PANA.
Vice-presidente da Internacional Socialista, Dieng era, desde 2016, presidente do Alto Conselho das Coletividades Territoriais (HCTT).
"O Partido Socialista e a República acabam de perder um aliado emiente e leal, um grande militante do Senegal e da República, um dos seus maiores servidores”, acrescentou o Presidente Sall.
Dieng foi candidato do seu partido às eleições presidenciais de 2007 e 2012, tendo nas duas ocasiões sido eliminado na primeira volta.
Em 2012, o seu partido apoiou o candidato Macky Sall, contra o Presidente cessante, Abdoulaye Wade, e, desde então, faz parte da coligação presidencial.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 15julho2019