Presidente senegalês reeleito promete assumir fielmente seu mandato no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente senegalês reeleito, Macky Sall, jurou terça-feira, em Dakar, assumir fielmente o cargo de Presidente da República do Senegal, observar e fazer observar escrupulosamente as disposições da Constituição e das leis do Senegal.
Diante dos sete juizes do Conselho Constitucional, Macky Sall jurou, "consagrar todas as minhas forças a defender as instituições constitucionais, a integridade do território e a independência nacional, esforçar-me para a realização da unidade africana”.
O chefe de Estado senegalês prestava este juramento em Diamniadio, a cerca de 40 quilómetros a leste de Dakar, durante a cerimónia do seu emposse para um segundo mandato de cinco anos.
O artigo 37 da Constituição do Senegal estipula que o Presidente da República é empossado depois de ter prestado juramento diante do Conselho Constitucional em sessão pública.
A cerimónia decorreu na presença de vários chefes de Estado e de Governo africanos, incluindo os do Burkina Faso, da Mauritânia, da Côte d´Ivoire, de Cabo Verde, da Libéria, do Mali, de Madagáscar, da Guiné Conakry, do Mali, da Guiné-Bissau, do Congo, da Gâmbia, da RD Congo, da Nigéria, do Togo, do Rwanda, e dos primeiros-ministros da Etiópia, do Gabão e do Gana.
Vários países não africanos são representados nesta cerimónia por fortes delegações, incluindo Estados Unidos, França, Turquia, Sudão e Arábia Saudita.
O Presidente Sall foi reeleito logo depois da primeira volta, a 24 de fevereiro último, com dois milhões e 555 mil e 426 votos, ou seja 58,26 porcento dos sufrágios, diante do seu principal rival, Idrissa Seck que obteve 898 mil e 674 votos, ou seja 20,5 porcento dos votos.
Inicia assim o seu último mandato, porque, segundo a Constituição do país “ninguém pode exercer mais de dois mandatos consecutivos”.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/DD 02abril2019