Presidente senegalês recebe primeiro-ministro líbio em Dakar
Dakar, Senegal (PANA) - O Primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid Dbaiba, está desde domingo em Dakar, onde foi recebido na segunda-feira pelo Chefe de Estado senegalês, Macky Sall, presidente em exercício da União Africana (UA) soube a PANA de fonte bem informada.
Não se conhece ainda o objetivo da sua presença no Senegal, mas pode-se imaginar que está ligada à situação preocupante que prevalece na Líbia e que faz temer uma escalada na crise que opõe dois governos que disputam a gestão do país.
Com efeito, um Governo criado pela Câmara dos Representantes (Parlamento) e dirigido pelo antigo ministro do Interior, Fathi Bachaga, contesta a legitimidade do Governo de Unidade Nacional resultante do Fórum do Diálogo político patrocinado pelas Nações Unidas e cujo mandato expirou.
Confrontos armados recentemente, opuseram em Trípoli, a capital, dos grupos armados que se reclamam dos dois lados, matando mais de quarenta pessoas.
O impasse parece total, apesar de várias iniciativas africanas, árabes, ocidentais e onusinas para resolver a crise.
As Nações Unidas acabam de confiar o dossiê líbio ao senegalês Abdoulaye Bathily, nomeado Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), em substituição da americana Stephanie Williams.
Espera-se de Abdoulaye Bathily que se apoie na experiência adquirida na gestão de numerosas crises em África para levar os protagonistas líbios a calar as suas divergências para restabelecer finalmente, a serenidade e a paz neste país da África do Norte alvo de toda as cobiças devido às suas riquezas.
O Presidente Macky Sall, na sua qualidade de Presidente da UA, deverá igualmente dar a sua contribuição e isso é objeto da presença em Dakar do primeiro-ministro líbio.
-0- PANA JSG/DIM/MAR 12 setembro 2022