Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês quer trabalho afincado para crescimento de 13,7 % em 2023

Dakar, Senegal (PANA) - O chefe do Estado senegalês, Macky Sall, pediu, terça-feira, um trabalho administrativo assíduo a todos os atores a fim de  garantir o relançamento da economia nacional com o objetivo de alcançar uma taxa de crescimento de 13,7 por cento em 2023.

"Vamos retomar o crescimento de 5,2 por cento a partir do próximo ano (2021), 7,21 por cento em 2022 e em 2023. Se todas as condições forem reunidas, o país alcançará um crescimento de dois dígitos pela primeira vez, em particular 13,7 por cento”, declarou Macky Sall na abertura de um conselho presidencial sobre o relançamento da economia, em Diamniadio, a cerca de 40 quilómetros no leste de Dakar.

Segundo ele, a previsão para 2023 bseia-se na exploração dos recursos de petróleo e gás que se iniciará a partir do período referenciado.

“Nas nossas projeções, a instauração do segundo plano de ação prioritário do Plano Senegal Emergente (PSE) para o relançamento da economia, vai permitir-nos recuperar uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,2 por cento em 2021 ”, acrescentou o estadista senegalês.

Devido ao impacto da pandemia do coronavírus (covid-19), a taxa de crescimento do PIB do país cairá de seis por cento para 0,7 por cento, até ao final de 2020, revelam fontes oficiais.

O conselho presidencial realiza-se na presença de representantes de organizações patronais, da Câmara de Comércio, das instituições financeiras e de outros parceiros no desenvolvimento.

-0- PANA AAS/IS/MAR/DD 29setembro2020