Presidente senegalês promete responsabilizar ex-dirigentes do país por má gestão
Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, prometeu fazer com que ‘’responsabilidades sejam definidas a todos os níveis da cadeia administrativa e política", no tocante à gestão das finanças públicas por ex-dirigentes do pays, soube a PANA de fonte oficial.
‘Falhas notadas implicaram uma deterioração grave do quadro das finanças públicas do nosso país. Doravante, faço questão de me certificar de que as responsabilidades serão definidas a todos os níveis da cadeia administrativa e política", garantiu o estadista senefgalês numa mensagem transimitida quinta-feira última à noite à nação
Eleito a 4 de abril de 2024, Faye aludiu a uma auditoria levada a cabo pelo Tribunal de Contas que desvendou um “uma deterioração grave” das finanças públicas durante o antigo regime.
Trata-se de ‘’uma gestão pública marcada por leviandades’’, que ‘’ocasionaram erros voluntariamente escondidos na gestão das finanças públicas, com uma evolução descontrolada da massa salarial, da dívida e dos interesses da dívida’, indignou-se o sucessor do ex-Presidente senegalês Macky Sall (de 2012 a 2024).
Deplorou "uma falta de domínio das subvenções e um erro na exploração dos recursos exteriores’’, expondo a maneira como Macky Sall e seus colaboradores, lidaram com as finanças públicas.
‘O Governo, após trocas com parceiros técnicos e financeiros, voltará ao assunto, e o relatório aprovado pelo Tribunal de Contas será publicado", prometeu o Bassirou Diomaye Faye, anunciando ao mesmo tempo a dissolução da Assembleia Nacional e organização de novas eleições legislativas para 17 de novembro próximo.
-0- PANA-APS AKS/ESF/JSG/SOC/DD 13setembro2024