Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês promete melhorar fornecimento de energia

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, prometeu a entrada em funcionamento de duas centrais elétricas de 50 megawatts no final deste mês e de 100 outras no próximo mês de agosto para melhorar gradualmente o precário fornecimento de eletricidade no país.

"Estas capacidades serão reforçadas com centrais contentorizadas e de barcaças de instalação rápida cujo processo de concurso público já está finalizado", declarou Wade domingo à noite numa mensagem à nação pronunciada nas vésperas da celebração do 51º aniversário da independência do país, que será comemorado esta segunda-feira.

"A SENELEC (Empresa Nacional de Eletricidade) está a realizar negociações com investidores interessados em instalar centrais eólicas com potências total de 140 megawatts", adiantou.

Ele prometeu uma central solar de 7,5 megawatts e uma outra de biomassa de 300 megawatts, afrimando que o plano de recuperação do setor energético custará 350 biliões de francos CFA (cerca de 1,3 bilião de dólares americanos).

Há muitos anos, o Senegal enfrenta dificuldades de fornecimento de energia que se agudizaram nos últimos meses com frequentes cortes de eletricidade.

-0- PANA SIL/AAS/CCF/TON 04avril2011