Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês pede libertação do antigo chefe de Estado nigerino

Dakar, Senegal (PANA) – O Chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, pediu sexta-feira ao presidente do Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD) no Níger, general Salou Djibo, a libertação do antigo Presidente nigerino, Mamadou Tandja, detido desde o golpe de Estado de 18 de Fevereiro último, indica um comunicado oficial divulgado em Dakar.

Segundo este comunicado a que a PANA teve acesso, Wade aproveitou uma chamada telefónica do general Salou Djibo, que lhe desejava votos de plenos sucessos por ocasião do início no mesmo dia em Dakar do Festival Mundial das Artes Negras, para lhe pedir a libertação de Tandja.

A intervenção do chefe do Estado senegalês segue-se a uma solicitação da família do antigo Presidente nigerino, precisa a nota.

O Presidente Abdoulaye Wade recordou, no entanto, ao general Salou Djibo que esta solicitação já foi formulada pela União Africana (UA), pela a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e mais recentemente materializada por uma decisão do Tribunal da CEDEAO, sublinha o documento.

O general Djibo manifestou o seu desejo de ver este documento, que o Presidente Wade prometeu enviar-lhe, de acordo com o comunicado.

-0- PANA COU/JSG/CJB/IZ 11Dez2010