Presidente senegalês na cimeira do G7
Dakar, Senegal (PANA) – O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, participará na cimeira do G7 a iniciar-se sábado, em Biarritz, no sul de França, para durar três dias, anuncia um comunicado da Presidência publicado quarta-feira à noite, em Dakar.
O encontro, consagrado à luta contra as desigualdades, reunirá os líderes dos sete países mais ricos no Mundo, designadamente a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos, França, Itália, o Japão e o Reino Unido.
Durante a sessão dedicada a África, a 25 de agosto corrente, a cimeira vai discutir sobre questões relativas à promoção do empresariado feminino e transformação digital em África, à situação no Sahel, à transparência nos mercados públicos e à luta comum contra a corrupção, indica o comunicado.
Criado em 1975, o G7 representa um grupo de discussão e parceria económica dos sete países então reputados como as maiores potências económicas do mundo, controlando quase dois terços da riqueza mundial, ou seja, 45 porcento, em 2019.
Após Biarritz, o Presidente senegalês vai ao Japão, para participar na sétima Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), de 28 a 30 de agosto corrente, em Yokohama.
Este encontro vai centrar-se em três grandes temáticas, tais como transformação económica e diversificação, resiliência e segurança humana, paz, segurança e estabilidade”, precisa a nota.
-0- PANA AAS/TBM/FK/IZ 22ago2019