Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês insta compatriotas a orgulhar-se de Exército

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente senegalês, Macky Sall, instou quinta-feira em Dakar os seus compatriotas a orgulhar-se do seu Exército, que ele qualificou de Republicano e que "orgulha a nação".

Falando por ocasião do desfile militar que marcou o 53º aniversário da independência do Senegal, a 4 de abril, Macky Sall afirmou que a festa nacional é também a das forças armadas, que contribuem para a valorização internacional do país.

Este ano, a festa da independência decorre sob o lema «Contribuição das Forças de Defesa e Segurança na Redinamização do Espírito Cívico ».

O Presidente Sall declarou que, face aos novos paradigmas de segurança, ele quer que o Exército esteja nas melhores disposições morais e materiais, a fim cumprir eficazmente as suas missões.

Ele saudou as tropas que estão engajadas nas operações e que executam missões arriscadas, ao serviço da nação e da paz em África e no mundo.

Falando à nação, quarta-feira à noite, por ocasião da festa da independência, o Presidente senegalês sublinhou que o Estado prosseguirá a indemnização dos inválidos de guerra, iniciada em abril de 2012, com 10 milhões de francos CFA (cerca de 20 mil dólares americanos) que serão atribuídos às famílias dos soldados mortos em combate.

Ao falar da boa governação, o Presidente Sall notou que esta prática é parte integrante da democracia, indicando que o seu Governo está numa fase de ruptura e de transição para um Senegal novo que exige um estado de espírito e uma consciência nova.

«O Estado de Direito que estamos a construir induz a equidade e a obrigação de prestar contas para criar um clima de confiança e de transparência propício ao investimento, à atividade económica e à criação de empregos», disse o chefe do Estado senegalês.

-0- PANA DOU/AAS/IBA/FK/TON 04abril013