Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês inaugura primeiro Comboio Express Regional

Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, inaugurou segunda-feira o primeiro troço do Comboio Express Regional (TER) que vai ligar a capital senegalesa ao novo Aeroporto Internacional Blaise Diagne (AIDB) de Diamniadio, duas localidades separadas por 55 quilómetros.

Macky Sall fez a viagem inaugural de Diamniadio a Dakar, visitando as 14 estações da linha que incluem as de Rufisque, Colobane e Dakar.

A cerimónia decorreu na estação de Dakar, na presença do primeiro-ministro Mahammad Bound Abdallah Dione, dos membros do Governo e do corpo diplomático, bem como dos presidentes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) cujas instituições participaram no financiamento do projeto.

"Escolhemos dar um salto tecnológico para ir à ponta do progresso", declarou o Presidente Sall para justificar a escolha deste modo de transporte.

Indicou que o financimento está dividido entre o BAD, com 120 biliões de francos CFA; o BID com 19 biliões de francos CFA contra 196 biliões e 500 milhões de francos CFA para França e 142 biliões e 500 milhões de francos CFA do Estado do Senegal.

"É uma grande revolução que se opera sob os nossos olhos. Uma revolução do nosso sistema de transporte urbano e interurbano. Projeta-nos à grande velocidade no tempo da modernidade", acrescentou, felicitando todas as partes que participaram na realização do projeto.

Os trabalhos do TER duraram dois anos ao custo de 656 biliões de francos CFA, ou seja, um bilião e 147 milhões de dólares americanos, com a intervenção de 250 engenheiros e oito mil operários não permanentes.

"Este comboio pode rolar até 160 quilómetros de velocidade de ponta. É um comboio que pode funcioar com a energia elétrica. Pode também funcionar à gasóleo. A mudança de modo é incolor para o passageiro. Durante o trajeto, se tiver dificuldades na tração elétrica, o comboio passa automaticamente em modo tração térmica sem que o passageiro se aperceba de nada", declarou à imprensa o diretor-geral da Agência Nacional para a Promoção dos Investimentos e Grandes Obras (APIX), Moustapha Sy, mestre de obra do projeto.

O TER é uma linha de caminho-de-ferro elétrico que funcionando com eletricidade ou a gasóleo, podendo transportar 115 mil passageiro por dia.

A primeira carruagem de quatro vagões do TER chegou a Dakar, a 18 de novembro último, e recebida no porto da cidade pelo primeiro-ministro senegalês, Mahammad Boun Abdallah Dionne.

O Presidente Sall precisou que a exploração do TER apenas vai fazer-se quando todas as medidas de segurança estiverem garantidas pela empresa encarregada do projeto.

-0- PANA AAS/IS/SOC/MAR/IZ 15jan2019