Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês exige sanções contra autores de confrontos em estádio de Dakar

Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente do Senegal, Macky Sall, exigiu a identificação e sanções "sem fraquezas" contra os responsáveis pelos atos de violência que causaram a morte de oito pessoas num estádio de futebol sábado último, em Dakar.

Num comunicado transmitido à PANA na capital senegalesa, Macky Sall exprime a sua indignação pelo incidente do estádio Demba Diop e dá "instruções firmes" para que luz seja feita sobre este drama.

Para o efeito, o Presidente do Senegal disse ter dado instruções ao primeiro-ministro para tomar todas as disposições que se imponham para que haja mais segurança nos estádios.

Segundo um outro comunicado divulgado sábado e assinado pelo ministro e porta-voz do Governo, Seydou Guéye, "todas as atividades desportivas ou culturais estão proibidas no território nacional durante toda a campanha eleitoral", prevista para 09 a 28 de julho corrente.

Em aplicação desta medida, um grande combate de "luta senegalesa" que devia decorrer domingo foi adiado para uma data ulterior.

Sábado, violentos confrontos entre adetos fizeram oito mortos e 88 feridos, incluindo sete em estado grave. O drama ocorreu durante a final da Taça da Liga senegalesa que opunha a equipa do Stade Mbour à de União Desportiva de Ouakam.

A Polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os adeptos das duas equipas.

Na azáfama, um dos muros do estádio Demba Diop de Dakar desabou em cima de vários espetadores, provocando mortos e feridos.

-0- PANA KARL/TBM/IBA/MAR/DD 17julho2017